As pesquisas que eu recomendo

Gente. Esse PPGAC nosso tá com pesquisas lindíssimas. O probleminha é que a vida acadêmica é um pouquinho encimesmada e fica cientista lendo cientista. Mas, veja que maravilha: Deus criou o blog, essa forma mais viva, quente e livre de falarmos de nossa pesquisa. Não é à toa que eu já tenho dois. Aqui, vou indicar as pesquisas que conheço e gosto muito e que de alguma forma, por blog ou site ou outra, você possa acessar. Divirta-se, na medida do possível!!!

PESQUISA 04:  ARMINDO BIÃO

Mulheres por um fio (inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Norte).



O professor Armindo Bião, faz uma profunda pesquisa sobre a personagem Padilha, fazendo cruzamentos culturais, históricos, sociais e antropólgicos entre suas várias aparições em diferentes contextos e espaços.

Confira a aula-espetáculo deste professor-artista, que tem como produto direto o espetáculo A GENTE CANTA PADILHA, escrito e dirigido por ele. (acesse o blog do espetáculo).

Acompanhe agora o BLOG DE ARMINDO BIÃO.






Comente em : http://artedoespectador.blogspot.com/2011/06/dez-minutos-com-armindo-biao.html


PESQUISA 03: VICTOR CAYRES



Victor foi meu colega de graduação, é dramaturgo, ator e outras coisas teatrais. Tem sorriso de menino tímido... Com Paula Lice - a louca do Dimenti - escreveu Miúda e o Guarda Chuva, uma cachaça conceitual autorizada para crianças. Agora, sai do mestrado em grande estilo, e muito provavelmente com um pé (senão os dois)  no doutorado. Estão acima as informações sorbe a defesa. Tá dado o recado. Para viciados em jogos, ou viciados em drama, ou viciados em blog, ou não viciados em nada, acessem o blog dele:

PESQUISA: Jogando com o Drama
PESQUISADOR: Victor Cayres
Orientadora: Catarina Sant'Anna Co-orientador: Adolfo A. Duran
PPGAC - UFBA
Linha 04 - História, Dramaturgia e Recepção




PESQUISA 02: Christina Fornaciari
Christina é colega de Doutorado, mineira que vive na ponte-uai-aérea, porque é pró da UFOP (eu acho essa sigla muito fofa) Universidade Federal de Ouro Preto. Ela pesquisa performance e uma de suas dimensões de interesses é a política no seu sentido mais amplo. Ela já trabalhou com Direitos Humanos e Performance em Londres e em Minhas (ah, menina drummoniana...). Acompanhe suas pesquisas, loucuras e seus direitos e esquerdos humanos aqui:

http://www.chrispsiu.blogspot.com/

ou aqui:

http://www.youtube.com/user/chrispsiu

Mestrado em Performance
Performing Human Rights in PrisonsOrientador: Prof. Dr. Paul Heritage
Queen Mary University of London
Resumo: A pesquisa visou estabelecer relação entre projetos de teatro e performance realizados em presídios no Brasil e na Inglaterra e a implementação de discursos acerca dos direitos humanos no âmbito prisional.

Doutorado em Artes Cênicas
O Corpo em performance: lugar de potência estético-políticaOrientadora: Prof. Dra. Ivani Santana
Resumo: A partir da abordagem de trabalhos específicos em performance, a pesquisa visa analisar como o corpo pode ser entendido como lugar privilegiado nos fenômenos estético-politizantes.




PESQUISA 01: Marcelo Sousa Brito


Marcelo faz uma belíssima e importante pesquisa em sua cidade, Itambém, onde envolve os artistas e o público de toda a cidade. Fizemos uma disciplina juntos há mil anos atrás e desde lá eu fiquei maravilhada com as imagens que ele criava na cabeça da gente descrevendo sua montagem pra lá de genuína. No Blog http://www.pedraafiada.blogspot.com/ ele relata e reflete sobre o processo de pesquisa que agora vai entrar na fase da escrita. O mais comovente, para mim, são as participações dos artista locais e o reencontro com a memória da cidade.
Visitem e deliciem-se.

Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade. 
Marcelo Sousa Brito
PPGAC: UFBA
Tem o apoio do CNPq,
Linha de pesquisa IV: História, Dramaturgia e Recepção
Orientação: Prof. Dra. Angela Reis.