O palco na Telona

Aqui, algumas obras que versam sobre o Universo Teatral. Em seguida publicaremos versões cinematográficas de obras dramáticas e ainda filmes relacionados ao teatro de alguma forma. Mas, com calma, porque isso dá um trabalho doido, vocês não fazem ideia.

Divirtam-se.

Se souber de algum que não colocamos aqui, o que é muito provável, indique, comentando no post:

http://artedoespectador.blogspot.com/2011/08/o-palco-na-telona.html

*********************************************************************

01. A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO - Ettore Scola



Direção: Ettore Scola
Ano: 1990
País: França, Itália
Gênero: Comédia
Duração: 132 min. / cor
Título Original: Il Viaggio de Capitan Fracassa
Na França de 1774, o herdeiro de uma família nobre - Vincent Perez - sai de seu castelo para acompanhar um trupe de teatro itinerante a caminho da corte. uma viagem de amor ao teatro mais puro, onde os personagens se confundiam com os atores e a convivência os tornava uma família. um dos melhores filmes de Ettore Scola) 


02. ILLUMINATA - John Turturro

Título original: (Illuminata)
Lançamento: 1998 (Japão, Espanha, EUA)
Direção: John Turturro
Duração: 112 min
Gênero: Comédia
Nova York, início do século XX. Na companhia teatral de Astergourd (Beverly D'Angelo) e Pallenchio (Donal McCann) um dramaturgo egocêntrico, Tuccio (John Turturro), escreveu uma nova peça, "Illuminata", para uma atriz da companhia, Rachel (Katherine Borowitz), que é filha de um idoso ator, Flavio (Ben Gazarra), que perdeu sua memória. Tuccio gostaria de ver a encenação de "Illuminata", mas os proprietários sentem que a peça não está terminada. A morte do jovem Piero (Mathew Sussman), que ocorre enquanto encenava a Cavalaria Rusticana, dá ao ambicioso Tuccio a oportunidade de apresentar seu novo trabalho para o público. Infelizmente um crítico homossexual, Umberto Bevalaqua (Christopher Walken), ataca fortemente a produção, ao mesmo tempo em que tenta seduzir Marco (Bill Irwin), integrante do elenco. Além disto a diva Celimene (Susan Sarandon) seduz Tuccio, com promessas de lhe trazer fama e fortuna.


03 - POR TRÁS DO PANO - LUIZ VILLAÇA



Título original: (Por Trás do Pano)
Lançamento: 1999 (Brasil)
Direção: Luiz Villaça
Atores: Denise Fraga, Luís Melo, Pedro Cardoso, Marisa Orth.
Duração: 90 min
Gênero: Comédia Romântica
Helena (Denise Fraga) é uma jovem atriz em ascensão que possui muito talento e insegurança e que é casada com Marcos (Pedro Cardoso), um artista plástico que brinca o tempo todo com os medos e o ciúme de sua esposa. Até que um dia ela recebe um convite que será também o maior desafio de sua carreira: encenar uma peça teatral com Sérgio (Luís Melo), um consagrado e talentoso ator que possui também gênio difícil e está em crise amorosa e profissional. Sérgio é casado com Laís (Marisa Orth), uma arquiteta bonita e ciumenta cuja vida conjugal se deteriora ainda mais devido à convivência do ator com Helena.


04 - LOPE - ADRUCHA WADDINGTON

Título original: (Lope)
Lançamento: 2010 (Brasil, Espanha)
Direção: Andrucha Waddington
Atores: Alberto Ammann, Leonor Watling, Sonia Braga, Selton Mello.
Duração: 106 min
Gênero: Drama


Lope (Alberto Ammann) é um jovem poeta ambicioso e um eterno apaixonado. Vivendo mais o presente do que pensando no futuro, ele se entrega ao amor de duas mulheres e desafia regras que podem transformá-lo de herói a vilão, trazendo a desgraça ou a glória.






05 - PERGUNTE-ME SE ESTOU FELIZ - John Cameron Mitchell

Título Original: Chiedimi Se Sono Felice
Gênero: Comédia
Origem/Ano: ITA/2000
Duração: 100 min
Direção: John Cameron Mitchell
Aldo (Aldo Baglio), Giovanni (Giovanni Storti) e Giacomo (Giacomo Poretti) são três atores, amigos de longa data. Por enquanto eles estão apenas fazendo pontas em produções artísticas. Aldo como um figurante de ópera não confiável: Giacomo como dublador de filmes de baixo orçamento, Giovanni, como um mímico nas lojas de departamento da cidade. O segredo do sucesso do trio? "Queremos nos Divertir, a vida é um jogo, e as pessoas podem sentir isso". Esta amizade é abalada quando Aldo se apaixona e se afasta. Anos mais tarde, Giovanni e Giacomo recebem a notícia que Aldo está à beira da morte e decidem visitá-lo na Sicília.




06 - SOM E FÚRIA - Fernando Meirelles

Eu sei que este não é filme. Mas já saiu em DVD e vale muito, muito a pena ter e assistir mil vezes
Gênero: Comédia/Drama
Origem/Ano: Brasil - Canadá/2009
Duração: Muito tempo, mas dá pra assistir
Direção: Fernando Meireles e equipe
Conta a história de uma trupe teatral que vive entre a realidade e a fantasia nos palcos e nos bastidores. A cada montagem de uma peça de Shakespeare, os personagens vivem com muito humor seus dramas pessoais. Dante, Oliveira e Elen personagens de Felipe Camargo, Pedro Paulo Rangel e Andrea Beltrão. Amigos de muito tempo, têm a vida completamente impactada depois de uma apresentação de ‘Hamlet’, quando Dante, que fazia o papel principal, surta e sai no meio da cena do enterro de Ofélia, personagem de Elen. Na época, eles eram grandes amigos, Dante e Elen viviam uma história de amor, e Oliveira estava no auge de sua carreira como diretor. Depois da polêmica apresentação de ‘Hamlet’, Dante some da vida por sete anos. Oliveira assume a direção artística da conceituada Companhia de Teatro do Estado (CTE), na qual Elen é a estrela. E Dante fica à frente de uma pequena e falida companhia teatral, Sans Argent.






07 - TUDO SOBRE MINHA MÃE - Pedro Almodóvar

Título original: (Todo Sobre Mi Madre)
Lançamento: 1999 (Espanha)
Direção: Pedro Almodovar
Duração: 101 min
Gênero: Drama
No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo
.




08 - RICARDO III - UM ENSAIO - Al Pacino


Título original: (Looking for Richard)
Lançamento: 1996 (EUA)
Direção: Al Pacino
Atores: Al Pacino, Penelope Allen, Gordon MacDonald, Madison Arnold.
Duração: 113 min
Gênero: Drama
Paralelamente é narrada a clássica história de William Shakespeare, se sobrepondo aos ensaios e as conversas entre os atores sobre qual é a melhor forma de encená-la, além de entrevistar pessoas nas ruas, perguntando o que sabem sobre Shakespeare.






09 - A MOCHILA DO MASCATE - Gabriela Greeb

Título original: (A Mochila do Mascate)
Lançamento: 2006 (Brasil)
Direção: Gabriela Greeb
Atores: Gianni RattoFernanda Montenegro, , Dario Fo, Maria Della Costa.
Duração: 73 min
Gênero: Documentário
Documentário sobre o cenógrafo e diretor teatral Gianni Ratto, nascido na Itália em 1916 e radicado no Brasil desde 1954. Acompanhado de sua filha, Gianni refaz o percurso geográfico de sua vida, passando por Gênova, Milão, Florença, São Paulo e Rio de Janeiro, visitando lugares e pessoas que marcaram sua trajetória. A cada encontro vivido, no decorrer do percurso, Gianni fala de seus trabalhos e revela as idéias de quem não só executa mas pensa o teatro sob a perspectiva de um humanista.



10 - A MALVADA - Joseph L. Mankiewicz

Título original: (All About Eve)
Lançamento: 1950 (EUA)
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Atores: Bette Davis, George Sanders, Celeste Holm, Gary Merrill.
Duração: 138 min
Gênero: Drama
O filme começa na noite de consagração de Eve - Anne Baxter -, que vai receber um grande prêmio de teatro. em flashbacks vamos conhecendo sua história, desde quando era uma humilde fã, contratada como secretária de uma grande estrela da Broadway - Bette Davis -. até, através de truques e intrigas pessoais e profissionais, derrubar e superar seu ídolo.







11 - ADORÁVEL JÚLIA - István Szabó

 

Título original: (Being Julia)
Lançamento: 2004 (Inglaterra)
Direção: István Szabó
Atores: Annette Bening, Jeremy Irons, Bruce Greenwood, Miriam Margolyes.
Duração: 105 min
Gênero: Comédia

Julia Lambert (Annette Bening) é uma atriz que trabalha no teatro de Londres em 1938. Após ser humilhada por seu jovem amante e traída pelo marido, ela dá a volta por cima usando os palcos para tramar sua vingança.







12 - SHAKESPEARE APAIXONADO - John Madden


Título original: (Shakespeare in Love)
Lançamento: 1998 (EUA)
Direção: John Madden
Atores: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Geoffrey Rush, Judi Dench.
Duração: 83 min
Gênero: Drama
O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).



13 - A BELA DO PALCO - Richard Eyre

Título original: (Stage Beauty)
Lançamento: 2004 (Alemanha, EUA, Inglaterra)
Direção: Richard Eyre
Atores: Billy Crudup, Claire Danes, Rupert Everett, Tom Wilkinson.
Duração: 110 min
Gênero: Drama
Em 1660 os papéis femininos no teatro eram sempre representados por homens. Ned Kynaston (Billy Crudup) é o ator inglês mais conhecido por interpretar mulheres, graças ao seu talento e também à sua beleza. Entretanto o rei Charles II (Rupert Everett) se cansa de ver sempre os mesmos rostos no palco e ordena que as mulheres também integrem as companhias teatrais. Com isso Ned perde sua função nas peças, perdendo completamente sua utilidade. Desiludido, ele vê apenas o suicídio como alternativa até que recebe a ajuda de Maria (Claire Danes), sua ex-camareira, que agora se tornou atriz.




14 - TIROS NA BROADWAY - Woody Allen

Título Original: Bullets Over Broadway
Lançamento – EUA, 1994.
Direção: Woody Allen.
Atores: John Cusack, Dianne Wiest, Jennifer Tily, Chazz Palminteri, Mary-Louise Parker, Jack Warden, Joe Viterelli, Rob Reiner.

John Cusack é um dramaturgo idealista, que não aceita se vender, até que um gangster se propõe a financiar sua peça, desde que sua namorada seja a estrela. Além da falta de talento dela, terá que conviver com os estrelismos da atriz principal - Dianne Wiest ótima, ganhadora do Oscar -, os exageros do ator principal, os problemas de sua vida pessoal, os palpites do segurança do gangster... uma das boas comédias de Woody Allen.






15 - ADEUS MINHA CONCUBINA - Chen Kaige


Título original: (Ba Wang Bie Ji)
Lançamento: 1993 (China, Hong Kong)
Direção: Chen Kaige
Atores: Leslie Cheung, Zhang Gengyi, Gong Li, Lu Qi.
Duração: 170 min
Gênero: Drama


Na China de 1977 dois atores da Ópera de Pequim caminham por um estádio vazio enquando recordam como se conheceram e iniciaram suas carreiras, em 1925. Nesta época, na Academia Toda Sorte e Felicidade, os pequenos Douzi e Shitou se conhecem e ficam amigos, sendo que mais tarde integram juntos a ópera Adeus, Minha Concubina.





16 - AS AVENTURAS DE MOLIÉRE - Laurent Tirar


Título Original:  Molière
Direção: Laurent Tirard
Lançamento:  França/2007
Gênero:  Comédia / Romance
Tempo de Duração: 127 minutos



O jovem diretor e ator de peças teatrais, Moliére, zombava da nobreza em suas peças popularescas em praças e tavernas animando a baixa classe francesa. Cada dia, ele e sua trupe se tornarvam mais populares entre os pobres até que, por não pagar as taxas obrigatórias ao governo, o rapaz acaba sendo preso. Tudo parecia perdido até que seus débitos foram pagos por Monsieur Jourdain, um rico empresário que, em troca do favor, deseja a ajuda do escritor para interpretar uma cena para cortejar uma bela moça, Célimène. Como o empresário é casado e pai de duas filhas, o segredo deve ser mantido e ator é levado a casa como um religioso, amigo de Jourdain. Enquanto passa por uma de suas maiores provações em termos de interpretação, Moliére terá de escapar de vários desvios que podem atrapalhar sua carreira.


17 - O FIEL CAMAREIRO - Peter Yates

Título original: (The Dresser)
Lançamento: 1983 (Inglaterra)
Direção: Peter Yates
Atores: Albert Finney, Tom Courtenay, Edward Fox, Zena Walker.
Duração: 113 min
Gênero: Drama
Durante a 2ª Guerra Mundial vive um idoso (Albert Finney), mas famoso ator shakespeariano, que agora está frustrado, senil e à beira de uma crise nervosa. É conhecido pelo elenco e equipe apenas como "Sir" e continua sua temporada pelos teatros britânicos com um grupo de velhos atores, que ficaram isentos do serviço militar. Sir exerce uma tirânica liderança na companhia, que começa a desmoronar em virtude da sua idade e seu estado de saúde. Ele conta com Norman (Tom Courtenay), seu camareiro, um homossexual infinitamente fiel que tem uma dedicação tão extrema e até irritadiça. Estão encenando "Rei Lear" e Norman inclina-se às exigências por vezes absurdas de seu patrão, cuida de sua saúde e procura lembrá-lo do papel que está encenando, já que às vezes Sir se confunde. Em suma, Norman faz qualquer coisa para este homem que ele aprendeu a amar e a respeitar, sendo que há uma forte ligação entre eles, pois apesar de não ser conhecido como seu patrão ambos devotaram suas vidas ao teatro.


18 - O FANTASMA DA ÓPERA - Joel Schumacher

(Esta obra tem várias versões, esta é apenas uma delas.)

Título original: (The Phantom of the Opera)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Joel Schumacher
Atores: Emmy Rossum, Patrick Wilson, Miranda Richardson, Minnie Driver.
Duração: 143 min
Gênero: Musical
La Carlotta (Minnie Driver) é a diva de uma conceituada companhia teatral, que é responsável pelas óperas realizadas em um imponente teatro. Temperamental, La Carlotta se irrita pela ausência de um solo na nova produção da companhia e decide abandonar os ensaios. Com a estréia marcada para o mesmo dia, os novos donos do teatro não têm outra alternativa senão aceitar a sugestão de Madame Giry (Miranda Richardson) e escalar em seu lugar a jovem Christine Daae (Emmy Rossum), que fazia parte do coral. Christine faz sucesso em sua estréia, chamando a atenção do Visconde de Chagny (Patrick Wilson), o novo patrocinador da companhia. O Visconde e Christine se conheceram ainda crianças, mas ele apenas a reconhece na encenação da ópera. Porém o que nem ele nem ninguém da companhia, com exceção de Madame Giry, sabem é que Christine tem um tutor misterioso, que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera (Gérard Butler).


19  - TOPSY-TURVY, O espetáculo - Mike Leigh

Título original: (Topsy-Turvy)
Lançamento: 1999 (EUA)
Direção: Mike Leigh
Atores: Jim Broadbent, Allan Corduner, Lesley Manville, Eleanor David.
Duração: 160 min
Gênero: Comédia
William Schwenck Gilbert (Jim Broadbent) escreve as letras, enquanto que Arthur Sullivan (Allan Corduner) escreve as canções. Durante anos, a dupla Gilbert-Sullivan foi sinônimo de originalidade e sucesso nos palcos de ópera ingleses. Mas, em 1884, o mais recente trabalho de ambos, "Princess Ida", recebe apenas críticas mornas. Sullivan então rejeita a próxima idéia de Gilbert e a parceria entra em crise. Até que a esposa de Gilbert, Lucy (Lesley Manville), o leva uma nova exposição japonesa, que o apresenta uma cultura diferente e o inspira a embarcar numa nova produção, chamada "The Mikado".



20 - MOULIN ROUGE - AMOR EM VERMELHO - Bazmark Luhrmann


Título original: (Moulin Rouge)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Bazmark Luhrmann
Atores: Ewan McGregor, Nicole Kidman, John Leguizamo, Jim Broadbent.
Duração: 126 min
Gênero: Musical
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.