domingo, 12 de maio de 2013

ARNALDO ANTUNES NO FESTIVAL DA JUVENTUDE: A Fúria de um jovem Sr. Titã

Arnaldo aquece a inspirada e fria noite conquistense


Ele é mesmo um Titã. E dos grandes.

Titãs são aqueles irmãos dos deuses, deuses eles mesmos, parentes dos Ciclopes e Hecatônquiros, inimigos dos deuses do Olimpo, filhos de Urano e Gaia que ajudaram a povoar a Terra, segundo a Mitologia Grega.

Não tem a empáfia nem a arrogância dos deuses, mas tem seus poderes e sua força. E que força. Com 52 anos o cabra não parava no palco, pulando como se estivesse em plena década de 80. E que delícia foi passear pelo seu digníssimo repertório, com canções novas e antigas, ligadas por uma delicada relação com a ideia de casa. Casa abrigo, casa corpo, casa mundo.

E foi com a sabedoria não de um ser mitológico, mas de um ser humano maduro, artista sensível, poeta de olhar atento e delicado para o mundo, que ele abrilhantou o sábado do FESTIVAL DA JUVENTUDE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, tanto no bate para com um Centro de Cultura lotado quanto no belíssimo  e inesquecível show à noite na Praça Barão do Rio Branco.


Papo de Poeta - Arnaldo Antunes e Luís Galvão - 11 de Maio de 2013


Eu não estive no bate-papo, pois estava envolvida com tarefas de filha, produzindo o almoço da mamãe. Mas a família, fã, foi e adorou. É só o que posso dizer sobre a doce tarde. O encontro com o velho e eterno novo baiano Luís Galvão, foi, segundo relatos, memorável.

Mais tarde estava cansada como quem rala, mas fui ver meu querido poeta e músico por quem tenho profunda admiração e por quem me sinto tão representada sempre que ouço suas poesias em forma de canção. Fui e foi uma linda noite.

Pelo show, que foi de uma beleza ímpar e também pela força que é o Festival.

Claro que fiz minha crítica no post anterior à organização, mas jamais deixe de ressaltar a importância deste evento. É visível o interesse e até mesmo a surpresa que os artistas expressam quando vêm para os eventos culturais de Vitória da Conquista. Por mais que haja muito a fazer, e sempre haverá. Por mais que a música ainda seja o forte da gestão cultural. Mesmo assim, é muito importante reconhecer que nossa cidade tem uma produção cultural incrível e que esforça-se constantemente - com muito sucesso - para garantir ações ligadas á cultura em seu sentido mais amplo, para a população.

Quem conhece outras cidades sabe disso. Eu que trabalho em Jequié vejo a indiscutível diferença do trato que se dá à cultura lá e aqui. Meu marido que é de Alagoinhas e trabalha em Catu também não se cansa de comparar os investimentos em cultura lá e aqui e não digo apenas investimentos financeiros, mas investimentos no sentido de não medir esforços para realizar eventos na contra mão do que acontece na maioria esmagadora das cidades brasileiras.

Não estou acompanhando a muitas atividades, porque afinal de contas já não sou mais tão jovem e o cansaço me vence com frequência. Mas, mãe de adolescente, confesso que fico muito otimista em ver que a juventude de Conquista tem ótimas perspectivas.

Hoje, ela está lá, no show e eu aqui no blog. Diferença de geração. Não um conflito de gerações, apenas o exercício de suas diferenças.

Um grande Salve a Arnaldo Antunes esse Hecatônquiro de muitas cabeças e infinitos braços.

Um Salve à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e aos demais realizadores deste lindo e importante evento.

Que sigamos construindo sempre, errando às vezes e desistindo nunca. Exercitando nossos direitos, nossas críticas, nossas belezas. Disso deve ser feito o caminho entre a juventude e a maturidade.

Que venha o São João, a festa mais linda do mundo!

Boa semana para todos.

Leia mais sobre o show em:

http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/arnaldo-antunes-apresenta-grandes-sucessos-de-sua-carreira-no-festival-da-juventude/


Um comentário:

  1. E que prazer compartilhar esse show na companhia de vocês. Saudades desde já!

    ResponderExcluir