terça-feira, 14 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO E A ESCOLA DE TEATRO

Sem título - Jackson da Silva - acrílico
Sem título - Miguel Carvalho - Aquarela, nanquim, gliter: técnica mista

Casamento na roça
13 DE JUNHO - DIA DE SANTO ANTÔNIO, primeiro dos santos juninos a receber festa. E olha que na maioria dos lugares onde ele é homenageado, a festa começa no dia 1º. São as chamadas trezenas de Santo Antônio.

Não por acaso, 13 de junho é aniversário da Escola de Teatro da UFBA, essa linda casa que fica numa encruzilhada, bem no meio do Canela, nesse corredor cultural que abriga a Escola de Belas Artes, Teatro e Música (falta Dança que tá lá longe, em Ondina!)

Já não dá mais para saber se as homenagens ao Santo são por conta da data de fundação da escola ou se a data escolhida foi em homenagem ao santo. Mais isso é só um detalhe. Segundo BIRA FREITAS, (veja no DEZ MINUTOS COM...) a Escola de Teatro nasce em 1956, mas o Teatro Santo Antônio (que ocupa parte do então SOLAR SANTO ANTÔNIO) só seria inaugurado em 13 de junho de 1958, pelo então Diretor da Escola, Profº Eros Martim Gonçalves, que hoje dá nome ao Teatro que já foi do Santo. Tô certa, Jussi? (Jussilne Santana faz doutorado no Programa de Pós Graduação em Artes Cêni as da UFBA e estuda o trabalho de Martim Gonçalves).

Antônio Meu Santo - Fred Alvim
Eu gastaria horas aqui falando da importância dessa escola na vida cultural da cidade, do estado, do país. E gastaria mais horas ainda falando de sua importância na minha vida. Há exatamente dez anos (vou fazer um DEZ ANOS COM... A ESCOLA DE TEATRO, rsrsrsrs) eu entrava no curso de licenciatura.

Lá, conheci muitos dos meus grandes mestres, colegas, amigos e alunos. Lá me descobri a mim mesma. Lá uni a experiência artística com a experiência pedagógica (eu já era atriz e professora de inglês). Lá engravidei (não lá exatamente, né gente, apesar de Alam ser colega... rsrsrs) Fiz o segundo semestre barriguda, o terceiro eu tranquei para parir (hoje faz 9 anos que eu pari João Vicente) e o quarto fiz com uma filha brincando ao meu lado e o outro mamando no peito. Coisas de calendário de greve. A creche fechada e a gente tendo aula.

No ato de 4 eu apresentei minhas propostas de cena, no estágio, me reconheci educadora. Através do Profº Luiz Marfuz ingressei no Liceu, onde, além de aprender tanto sobre a profissão e a vida social, fiz minha cerimônia de colação de grau, na qual fui oradora. Pra Escola de Teatro (agora temos que falar sempre da UFBA porque na UESB também tem!) voltei tão logo me formei na graduação, para fazer o mestrado e no mesmo semestre, entrei como professora substituta. Mais uma vez, eu estreava, agora como professora do ensino superior.

Barraquinha de bebidas típicas
Mas, peraí que o post não é sobre minha trajetória e sim sobre a escola. Desculpe-me, foi um deslize nostálgico, que eu vou manter...

Voltemos à escola...

A bela exposição SANTO ANTÔNIO NO SANTO ANTÔNIO ocupa a Galeria Nilda Spencer. São obras homenageando o Santo. Com curadoria do Profº Maurício Pedrosa (veja também no DEZ MINUTOS COM...) a exposição reúne obras de diferentes artistas, ligados todos eles às artes cênicas ou à escola. Vale a pena visitar. Ficará em exposição até o final da semana que vem, sempre a tarde ou antes do espetáculos em cartaz no Martim Gonçalves.

Thadeu Cajado - Estandarte



 Uma linda festa feita quase que exclusivamente por alunos. Muitas barraquinhas no melhor estilo junino, comidas típicas. Senti falta do forró. O dilúvio caía pesado. Calma, São Pedro, seu dia vai chegar... deixa a festa do outro. Tinha cadeia, recadinhos de amor e barraca de beijo. Meninas e meninos vestidos a caráter e até casamento torto. A noiva estava tão linda!!!
 
 Com organização dos alunos, a festa tava que era uma animação só (veja as figuraças no DEZ MINUTOS COM...). Eu só estranhei que era uma festa em homenagem ao aniversário da Escola, mas parecia mais uma confraternização de estudantes. Não que isso seja um defeito, muito pelo contrário, mas me espantou a ausência de professores e funcionários. Digo ausência, mas na verdade é a baixa presença. Vi um ou outro professor e funcionário, como confirma o DEZ MINUTOS COM... feito com representantes das três instâncias. Eu sei que num momento de festa, não há instâncias (ou não deveria haver), mas acho que a festa feita pelos alunos em homenagem à escola - que é de todos - com baixa adesão dos professores e funcionários, pode ser um sinalizador importante. E se fosse uma festa oficial? Com peça importante no MARTIM GONÇALVES, figuras importantes da política local, coquetel com pró-seco? Quem seria o público da festa? Mesmo que a escola esteja sem verba para fazer uma festa assim, acho que a iniciativa dos alunos de promoverem uma festa a seu modo, deveria ser considerada uma festa da escola e por tanto ser acolhida por todos. Só um comentário. Essa minha mania: vi e quero comentar...

Santo Antônio - Hamilton Lima - Pintura em Vinil
Mas, com chuva e com pouca adesão dos professores, foi uma festa linda. Os estudantes de licenciatura em teatro são realmente uma coisa linda, se esforçam, se jogam ladeira abaixo, pagam o mico que for e, lindamente, se mobilizam, trabalham em grupo, realizam na fartura e na 'faltura' e têm uma capacidade incrível de serem felizes. Reclamam... Deus como reclamam... mas sabem do que falam (quase sempre) e tem um talento para argumentar prolixamente. Ponto para nós, professores, que botamos esse povo pra ler Paulo Freire e sua gente esquentada: Boal, Flávio Desgranges, Rubem Alves, entre tantos outros.

Festa sob chuva
Tinha barraquinha de Interpretação também, para não dizer que eu sou parcial (tá eu sou parcial...). É que eles estavam quietinhos, tímidos, com uma barraquinha quase blasé no escurinho. Acho que é medo de dar pinta e jogar o nome na medina, né e nunca mais ser chamado pra fazer nada... Enfim. Gente de direção, eu não reconheci, mas também num procurei...

Saímos no auge da festa. Já estamos envelhecidos e chega uma hora que festa de jovem é pra jovem. Eu assumo e respeito.


HQ do Santo Antônio - Priscila Pimentel
 A alegria dessa galera me encheu o coração e fico feliz demais por saber que a escola está em tão boas mãos. Mãos de estudante. Mãos de quem é o coração daquilo, razão primeira  e fundamental. Gente cada vez mais colorida, cada vez de bairros e cidades mais distintas. Gente com experiência de ong, de associação de bairro, de igreja, de escola particular ou pública, de rua... Gente que se emociona com teatro para crianças, para jovens abandonados pelo mundo capitalista, para velhos, para cegos, para surdos, para excepcionais (na minha época era esse nome e eu nunca aprendi o nome de hoje...).

Gente que estuda Boal, dramaturgia, interpretação, plateia, ensino de teatro, jogo, Brecht, novela, cordel, palhaço, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, improvisação, corpo e voz, Stanislavski, história do teatro, Denise Stoklos, cenário, figurino, maquiagem, trilha sonora, Nelson Rodrigues, recepção, cultura, filosofia, , Artaud, epistemologia, hermenêutica... (já tá quase virando piada...)


Mais festa
 Um povo que entra procurando pelo arco-íris e que ao invés de encontrá-lo, o constrói:

Cada arco, cada cor, cada prisma deste arco-íris é o olhar de um aluno de teatro.

E nesses 55 anos desta escola linda e produtiva, é assim que eu quero parabenizá-la. Começando por seus alunos. Respeito e reconheço a importância do professor (posto que eu mesma sou uma), dos funcionários e técnicos e sei que a escola é e sempre será o encontro dessas três dimensões do existir, todas e cada uma delas como parte da sociedade. Mas quero declarar minha paixão INCONDICIONAL aos estudantes porque a escola é deles, a escola é eles. Sem eles, não há escola, não há professor, não há processo de ensino aprendizagem, de criação artística, de encontro.

Santo Antônio e Tia Cota - Raimundo Matos Leão
A César o que é de César. A Antônio o que é de Antônio.

Evoé, Escola de Teatro da UFBA, minha parceira de dez anos. Vida longa a essa coroa, nobre e majestosa.

Que Santo Antônio continue abençoando este casamento feliz de mestres e aprendizes, de iniciantes e experientes. Esse casamento profícuo da curiosidade com o conhecimento. Da vontade de fazer com a capacidade de realizar. Da inspiração artística com a leitura criadora. Essa ponte interminável entre o professor-artista que forma o professor, que forma o artista, que vai formar outro, e outro e outro e assim até o fim dos tempos, porque só depois que acabarem os tempos, a arte descansará.



ANTES DE MIM
VIERAM OS VELHOS
OS JOVENS VIERAM DEPOIS DE MIM
E ESTAMOS TODOS AQUI

NO MEIO DO CAMINHO DESSA VIDA
VINDA ANTES DE NÓS

E ESTAMOS TODOS A SÓS

NO MEIO DO CAMINHO DESSA VIDA
ESTAMOS TODOS NO MEIO
QUEM CHEGOU E QUEM FAZ TEMPO QUE VEIO

NINGUÉM NO ÍNICIO
OU NO FIM

(jovens e velhos - adriana calcanhoto)

Ogum - Rodolfo Troll

Gruta de Santo Antônio - Haroldo Garay

As fotos deste post, pra variar - são de Alam Félix. Você conheceu algumas das obras da exposição e conheceu também a alegria de fazer parte da história e da felicidade da ESCOLA DE TEATRO DA UFBA.


Não deixe de ver o bate-papo com Bira Freitas, coordenador do Teatro Martim Gonçalves, Maurício Pedrosa, Chefe de Departamento da Escola e Curador da Exposição SANTO ANTÔNIO NO SANTO ANTÔNIO, com Fernanda Silva, estudante do 5º semestre de Licenciatura em Teatro e Shandra Andere, estudante do 1º semestre de Licenciatura em Teatro. Agradecimentos especiais a Diego Valle, que segurou o guarda-chuva para não molhar o equipamento (sacanagem...). DEZ MINUTOS COM...CLIQUE AQUI.

Altar - Ademir França
Oratório - Maurício Pedrosa

Antonius Santis - Maurício Pedrosa - Materiais Diversos





Sem título - Jackson da Silva - acrílico sobre madeira



2 comentários:

  1. pessoa, que postagem imensa! mas bela homenagem.
    cade minha resposta? fiquei falando sozinha lá no outro. :( :P
    entao: ET criada em 1956.
    em 1958 a "turma" se muda toda (cada 'parte' funcionava num canto da ufba)para o SOLAR Santo Antonio, que já existia com este nome (e pertencera a família de Dias Gomes).
    A escola, em homenagem ao solar/sede, convenciona sua data em 13 de junho.
    O TEATRO Santo antónio é inaugurado em 26 de abril de 1958, com senhorita julia. um sábado aí da vida. :D
    beijos,
    jussi

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigada pelos esclarecimentos históricos. A Senhorita Júlia que a Senhorita Jussi faria, anos mais tarde... rsrsrs. Abandonei vc, num foi, menina? è muita correria e vc demanda muito trabalho de meus neurônios... eu tenho que caprichar... Mas, eu volto lá, eu juro. Um beijo, querida.

    ResponderExcluir