sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A NOITE DO TEATRO BAIANO



Já fez um mês o lançamento oficial do livro, mas eu vou comentar assim mesmo.

Meu querido amigo, o grande jornalista, pesquisador e escritor Marcos Uzel, lançou no vão do TCA, no dia 20 de dezembro de 2010 o seu mais novo livro sobre o teatro na Bahia. A NOITE DO TEATRO BAIANO é uma retrospectiva do Prêmio Braskem de Teatro durante os últimos anos, com todos os nomes que ele já teve: Bahia Aplaude (para mim o mais bonito), COPENE eo atual  BRASKEM.

Todos nós do teatro de Salvador, sabemos que a noite de entrega do Braskem é a noite do Oi (não da OI). Toda a classe está lá: os indicados e os que ficam lá na fila Z125 (ao pé do Caboclo do Campo Grande) perguntando porque ainda não e quando estarão nas filas A, B e C, como concorrentes e quem sabe um dia, lá em cima, como vencedores. Eu faço parte deste segundo grupo, viu gente... disfarça.

Mas, passada a dor de não ter sido indicado nunca, a gente curte a indicação dos amigos, o grande espetáculo a la Oscar que se apresenta para nós e o delicioso coquetel que todo aluno da escola de teatro se esbalda...

Mas, deixando a bobagem de lado, o livro é um importante registro sobre o que temos feito nestes últimos anos. Claro que ele não contempla todas as produções do período (as minhas por exemplo...) mas qual publicação realizaria tal milagre? Nenhuma, até porque ninguém jamais saberá tudo o que se faz de teatro nesta ou em qualquer outra cidade do mundo.

O belíssimo prefácio de Cleise Mendes fala da festa que é o teatro, relacionando-a com a festa da premiação. Em seguida, encontramos um valiosíssimo registro de datas, imagens, fatos e acontecimentos que marcaram as produções de 17 anos de teatro na Bahia. O ponto de partida é a premiação de cada ano e paralelo a isso vão sendo narradas histórias do ano em questão e de como se comportou o cenário soteropolitano. As considerações sobre os atores, diretores e demais profissionais do palco além dde considerações sobre as obras também representam um importante registro histórico de nosso teatro.

Na graduação e na pós em teatro, aqui em Salvador e acredito que em boa parte do Brasil fora do eixo RIO-SP, nos deparamos com a falta de publicações sobre nossa história, sobre nossos questionamentos, nossas pesquisas. Muitas coisas de qualidade estão sendo feitas no PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) da UFBA, mas vamos e venhamos, quem lê dissertação e tese??? Precisamos mesmo de bons livros e de livros que venham de diferentes origens: da academia, da prática artística, da prática jornalística. Algumas pesquisas têm sido publicadas como a de Jussilene Santana, mas isso ainda é só o começo.

O livro de Uzel tem um impacto muito importante porque é um livro repleto de vida, de reflexões que partem de um cotidiano que nos diz respeito. Sua obra nos acolhe quando encontramos caras e fatos tão próximos de nós e ao mesmo tempo tão relevantes que nos assustam.

Estávamos acostumados a ver, em belas páginas de couché brilhante, fotos de ídolos, de fantasmas com os quais jamais convivemos. Parecia que a história só era possível assim, feita de fantasmas. E de repente, estamos lá, nós, nossos amigos, mestres, companheiros... num importante livro de História do Teatro.



Espero que Uzel continue publicando sobre teatro, como tem feito já há algum tempo, espero que a Braskem e outras empresas invistam mais nestas publicações e em outras iniciativas do tipo. Espero estar na próxima edição do livro sobre a premiação (rsrsrs), e espero que a gente continue fazendo teatro lindamente como temos feito há tanto tempo.

Espero que olhar no espelho seja tão bom como foi olhar para as telas da TV e do cinema durante tanto tempo. Espero que continuemos apostando na força criativa do povo baiano e que sigamos inventando o novo, seja reinventando o velho, seja explodindo estrelas...

Obrigada, Marquinhos, por tão lindo documento, cheio de sentimento e repleto de significado para nossa classe. Ele é um importante instrumento para registrar o que fomos, para apontaro que somos e para nos propor o que queremos, podemos e merecermos ser.

As fotos do lançamento são de Paulo Sousa  e eu peguei lá neste link:
http://www.bahiavitrine.com.br/ver_evento.aspx?eveid=5249








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário