sábado, 6 de novembro de 2010

EU E RUBEM ALVES - A Professora e sua referência



"As nossas escolas são construídas segundo o modelo das linhas de montagem. Escolas são fábricas organizadas para a produção de unidades psicossociais móveis, portadoras de conhecimentos e habilidades. Esses conhecimentos e habilidades são definidos por agências externas para quem se conferiu autoridade para isso. O modelo estabelecido por estas agências é obrigatório e tem a força das leis. A unidade psicossocial móvel que ao final do processo não estiver de acordo com tais modelos é descartada. É a igualdade que atesta a qualidade de nossos serviços. Não tendo sido aprovado no teste de qualidade-igualdade a unidade psicossocial móvel não recebe o certificado ISO 12000, vulgarmente conhecido como diploma." RUBEM ALVES

Quem já viu o espetáculo Solo Compartilhada ou já participou de uma aula minha, muito provavelmente conhece estas palavras. Ou conhece as aventuras de Dinéia dos vídeos dos quatro pilares, ou algum conto ou aforisma deste bondoso senhor.

Rubem Alves é teólogo, professor, escritor, filósofo e grande comentador da experiência humana. Também dizem que ele é escritor de livros de auto ajuda, o que significa dizer, hoje em dia, que é filosofia barata. Eita que a distinção corre solta e não pode um autor ficar popular que já se esmeram os sabidinhos em lhe tirar qualquer valor, menosprezando não só o público que o consome, como também sua obra a partir daí.

O fato é que muito do que digo e pratico no meu dia-a-dia com meus filhos, com meus parceiros de educação (estudantes e colegas), com amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos é fruto das leituras que faço de sua obra. De linguagem simples e sabedoria impressionante, os textos de Rubem Alves assustam pela possibilidade de realidade que exalam quer de suas páginas quer de sua doce voz.

Esta foi a segunda vez que tive o prazer de assistir a uma de suas palestras. Na outra, não tinha ido tão longe. Desta vez eu dirigia um evento da SEC (TAL - Tempo de Arte Literária - um concurso de Literatura realizado pelo Governo do Estado em todas as escolas da capital e interior - sim, importantes coisas tem sido feitas sem que a gente conheça) e a abertura seria feita por ele.

Tive o prazer de conhecê-lo no hotel onde almoçamos e trocamos algumas palavras. Peguei autógrafo e tirei umas fotos, como toda tiete. Depois de José MIguel Wisnik e Rubem Alves, quem sabe eu não encontro Adélia Prado lá em Sampa? Ou outro autor que me convoca? Bom, é isso. Curtam as fotos e visitem o site. Se for auto-ajuda, melhor, que todo mundo precisa né. Já imaginou o sofrimento de viver à base de auto-boicote? Se  você tiver experiência no meio pedagógico, com certeza vai encontrar importantes pistas de uma educação radicalmente nova, radicalmente mesmo.

P.S.: Para os desavisados, a loira sou eu mesma, viu. Coisas de mutante. O rosa é da foto, na hora a gente tira com o equipamento que aparecer, meu bem.








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário