quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dez minutos com Armindo Bião

No dia 06 de junho de 2011 visitamos, para um rápido bate-papo, o multifacetado Armindo Bião clique aqui para assistir ao bate-papo. Ator, encenador, professor, pesquisador e ser humano. Inteligentíssimo, generoso e acessível. Baiano, brasileiro, cidadão do mundo. Perdoem-me a rasgação de seda, mas ela (a rasgação), coitada da seda, é inevitável.

Quando eu vim para este mundo chamado São Salvador, oreba que eu era, e meio que sou até hoje, foi através do trabalho desenvolvido junto à figura deste professor que identifiquei meu caminho acadêmico e artístico. Do pioneirismo do seu trabalho à frente do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS - PPGAC do qual fui bolsista de iniciação científica através do Grupo Interdiciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporâneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), resultou a criação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Vale salientar que o PPGAC tem conceito 6 junto a CAPES.

Bocas do Inferno - 1979 - Armindo Bião e Gessy Gesse

Licenciado em Filosofia pela UFBA, é Mestre pela Universidade de Minnesota (EUA), Mestre e Doutor pela Universidade Ren Descartes Paris V Soborne e Pós-Doutor pela Universidade de Paris Ouest Nabterre La D fense (França). É Professor Titular Associado, no Brasil à Universidade Federal da Bahia, e, na Europa, à Universidade de Paris Ouest Nanterre La D fense entre outras instituições. Também é blogueiro ARMINDO BIÃO - clique aqui.



Em agosto do ano passado (2010) estreamos juntos "A gente canta Padilha", ele como diretor eu como ator inserido numa renca de outros atores e atrizes.


Este espetáculo é, por assim dizer, um braço de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre a figura histórica, fantástica e ficcional da Maria Padilha intitulada Mulheres por um fio (inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Norte). ASSISTA À AULA ESPETÁCULO CLICANDO AQUI.

O espetáculo fez duas vitoriosas temporadas no Teatro Martim Gonçalves e participou do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Ceará. Este ano estamos batalhando uns editais aí para voltarmos à cena. A gente... tembém tem blog clique aqui para acessar o blog.

Ao meu querido, brilhante e amado mestre, este registro fique apenas como uma pequena homenagem que, como um para sempre encantado aluno, humildemente presto. É uma grande satisfação ter próximo a mim, a minha família, ao meu fazer teatral essa pessoa impar.

A Maria Padilha de Armindo Bião

Confira o DEZ MINUTOS COM... ARMINDO BIÃO.

Alam Félix



.

3 comentários:

  1. Lindos 10 minutos com Bião! Sabedoria e simplicidade juntas.Certamente Bião tem muitos fãs, cumpadres e iniciados nas artes cênicas neste mundão de Deus. Muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Benigno, querigno... saudade. Vcs sabiam que eu e Benigno somos primos? Pois é... somos... rsrsrs.

    Eu quero dar as boas-vindas ao meu querido parceiro de blog e de vida, neste seu primeiro post e parabenizar pela chegada. Uma homenagem merecidíssima, posto que desde que eu conheço Alam - e Bião conheceu primeiro - eu ouço os elogios a sua pessoa. Eu conheci Marfuz no aniversário de 50 anos de Bião, logo no comecinho do namoro. Marfuz é meu Bião. Vou fazer um DEZ MINUTOS COM ele para empatar. rsrsrs.

    Querido Bião, apesar de não ter AINDA tido o prazer de ser sua aluna, aprendo com a nossa convivência, e por osmose, quando Alam comenta em casa tudo o que aprende com vc. Sua admiração e carinho por Alam e por nossa família também me ganham, é claro. Sua carreira acadêmica e, sobretudo, sua capacidade de abrir espaços, sempre como artista, me fazem admirá-lo e respeitá-lo ainda mais. Pela criação do PPGAC, da ABRACE, do GIPE-CIT (que eu chamava de GIPSY KING quando Alam era bolsista) seus textos, sua direção e seu trabalho como ator (nas palestras e aulas, inclusive)e sobretudo sua gentileza e carisma me fazem admirá-lo como um grande mestre e uma grande referência. Obrigada pela visita à nossa casa. Volte sempre: "Mi casa, su casa"

    ResponderExcluir
  3. Querido Alam... venho a leer este post, hoje, 21 de Julho de 2013... ao me enterar da partida do mestre... Obrigada pelas suas palabras amorosas que confirman o meu sentir.

    ResponderExcluir