sexta-feira, 10 de junho de 2011

OITO ANOS DE FINOS TRAPOS



Um Fino Café.
Uma Fina Companhia.
Finos integrantes.
Fina alegria.

Assim - fina - foi a comemoração desse povo trapiano, esse povo cheio das antíteses do mundo contemporâneo:

É de Salvador ou de Conquista?
É teatro regional ou universal?
É a Finos de Roberto ou Roberto da Finos?

Tantas perguntas e tão pouca preocupação em achar respostas.

A Finos está no cenário há oito anos, mas parece muito mais. Espetáculos, Pesquisa, Residência artísitica, intercâmbio, interferências... Essa gente bonita e brejeira, boazinha e conquistadeira, ganha edital, ganha Braskem, ganha nosso carinho, ganha elogio, ganha crítica, mas continua assim, com esse jeito catingueiro de dizer CONQUISSSSSSSSSTA com todos os 'ésses' que a palavra tem.

E eu amo muito esse povo e já escrevi sobre eles outras vezes. Ficam os depoimentos de outros dmiradores deste lindo grupo, um delicioso bate-papo com essa galera linda, o Fino Blog para vocês acessarem e mais uma vez, o link de um comentário que eu escrevi sobre Gennesius.

O post sai com 08 dias de atraso em homenagem aos 08 anos do Grupo. (Mentira, é porque eu tô trabalhando muito no mundo real e blog é coisa que requer tempo!)





Uma retrospectiva visual da nossa amadíssima FINOS TRAPOS.
Fino aquecimento e concentração

SAGRADA FOLIA
Daisy Andrade em SAGRADA PARTIDA

Polis Nunes e Rick Fraga em SAGRADA PARTIDA
AUTO DA GAMELA

AUTO DA GAMELA
Yoshi Aguiar e Frank Magalhães em GENNESIUS - Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor
Shirley Ferreira em GENNESIUS

Finos Bastidores


Finas leituras



13 comentários:

  1. Salve!Salve! Adraiana Amorim e sua família trupe.Parábens por essa pesquisa intinerante, corpo-a-corpo com o espectador.É pura recepção. Estejam sempre atentos a qualquer momento vc é quem narra o gooooolllll!!
    bravo!
    Frank Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. Lindinho. Vc que é fofo! E tem toda razão, o narrador do gol pode ser qualquer um!!! Beijos, querido.

    ResponderExcluir
  3. Eles estão de parabéns.
    Galera super competente.
    Adoroooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Dricosa,
    Muito legal... Obrigada pelo carinho e pela adimiração! Tu também é de Conquiiiiiiiiiiiiiisssssssssssssstaaaaa!!! Rsrsrsrs... Bjo!
    Polis Nunes

    ResponderExcluir
  5. Queria saber o que vcs da Finos acharam dos comentaristas dos gols... Tô esperando. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Drica,

    Eu, particulamente, adorei os comentários dos gols, mas a maioria dos desejos do público já passeiam pelas nossas cabecinhas. Não tome um susto com a próxima montagem da FINOS, o BERLINDO. Beijocas.

    Daisy

    ResponderExcluir
  7. Bem, foram muitas as sugestões do seu post Drica, e acho que elas vieram a calhar. A Finos no momento está um pouco "ensimesmada" e novas sugestões sempre são bem-vindas nessas horas.

    Como Polis, agradeço o carinho de suas palavras e por nos proporcionar deliciosas crônicas e artigos que devoro como café com leite acompanhado de pão de sal (pão francês é feito na França,rsrsrs) e aproveito pra responder uma de suas questões:

    Acho que você já deve estar sentindo isso com seu blog, quando colocamos em prática uma idéia, por mais empolgados que estivermos, não temos a dimensão real do que aquilo pode se tornar. Por vezes, aquilo que começa com uma simples brincadeira vai ficando sério e quando nos damos conta estamos sendo convocados a assumir responsabilidades como a de dar a luz a um filho... Digo isso porque foi assim que comecei o meu envolvimento com o teatro.

    Hoje sinto que a Finos Trapos não é mais apenas de Roberto, Polis, Daisy, Dani, Yoshi, Tiago, Frank ou Rick. A Finos é de todos nós. E aqui encare o nós não apenas como os membros do grupo. A Finos é minha, é sua, é do público, dos amigos, dos colaboradores, de todos que acreditam no seu discurso e apreciam as suas obras.

    Um brinde a Finos! Um brinde ao Arte do Espectador!

    ResponderExcluir
  8. Adriana, como disse anteriormente, curti muito o blog! Uma provocação para os artistas e para os leitores, um espaço de trocas, questionamentos e possibilidades! Vc está arrasando com a iniciativa de um blog com textos, imagens e vídeos relacionados os projetos em que vc expõe sua recepção e a do público.
    Parabéns!
    Sinto-me contemplada e ansiosa para ver os novos posts, principalmente pq não estou em SSA e assim, fico mais próxima!

    ResponderExcluir
  9. O outro é sobre o que falaram no GOL DO ESPETACULO:

    Drica, eu achei todas as provocações bem instigantes. Lorca já é uma possibilidade e o tema urbanidade me traz lembranças de Sussurros, como seria se fizéssemos agora? Sinto bastante vontade de experimentar e penso que isso poderá dar ainda mais maturidade para nós. Eu, aqui na taba SP, com tanta saudade e ouvindo, vendo, observando tantas coisas e possibilidades. Somos plural e o mundo é nosso.

    Sim, eu quero experimentar!!!

    Evoé!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, essa é a minha Finos Trapos... Pensei... Então, todos lindos, acho que o Gol do Espertáculo ficou lindo, porque cada comentarista deu uma sugestão diferente e todas elas muitos pertinentes com o que vcs tem apresentado e gerado como espectativa. Cada vez que um falava eu pensava: 'é mesmo!'. Isso é fruto do trabalho sério e criativo que vcs fazem. Engraçado é que isso acabou ficando mais itneressante do que falar das peças-gol. O teatro tem vida própria , inlcuisve aqui no blog. Adorei fazer o dez minutos com... e adoro assistir. Alegre, livre, gostoso. Acho, Chico, que vc tem toda razão. A gente passa boa parte da vida se dedicando a fazer alguma coisa relevante e essa coisa geralmente é aquilo que a gente menos esperava, porque justamente, talvez seja o que há de novo. A gente se dedica a algumas coisas, procurando-as, como se as fôssemos achar. Mas como achá-las, se elas se quer ainda existem? Aí elas nascem do nosso trabalho mais simples, mais cotidiano, mais sincero. Que bom que é assim. Amo vcs e quero estar sempre perto!

    ResponderExcluir
  11. Quanta gargalhada...
    E esse final do vídeo com Yoshi e João!
    kkkkkkkkkk
    Drica... to com saudade minha linda. Fina homenagem a sua. Vida longa à Finos Trapos e vamos que vamos.
    Fiquei muito feliz de ver pessoas tão especiais e amigos falando do grupo. Oito anos não são oito dias. E julgo que a Finos está só começando.
    Que delícia de blog.
    Salve, Salve.

    Beijos de saudade.
    Roberto de Abreu

    ResponderExcluir
  12. Gente, expectativa é com x e eu escrevi com s, é de tanto escrever espectador... afi... Beto, é nós na fita, é nós na Fino... Jájá tô mais dentro do que caroço... Beijo de saudade2.

    ResponderExcluir