Susan Kalik, a grande produtora do teatro baiano atual |
Dona de uma invejável competência e de um talento raramente compatíveis com doçura e simpatia, Susan é "o cara" do teatro baiano no momento.
Eu adoraria ter feito uma entrevista com ela, mas a coisa me bateu de rompante e o que não se faz agora, vira saudade, lamento.
Acabo de passear pelo blog do MUST - MOSTRA UNIVERSITÁRIA SALVADOR DE TEATRO e vejo o que essa menina é capaz de fazer com qualquer evento com o qual se envolve. Seriedade, trabalho duro e um resultado belíssimo que parece ter sido feito por uma equipe muito bem articulada, bem orientada e sobretudo bem estimulada por sua líder.
Tive o prazer de ser professora de Susan, lá na Escola de Teatro, quando eu ainda começava minha carreira como professora universitária e ela estudava Direção Teatral. Do conteúdo eu levava pouca coisa, se comparado aos professores de carreira. Eu ali, timidamente tentando acertar. O que mais me apetecia nas aulas eram as discussões políticas, as provocações e os questionamentos. Desde lá, sua inteligência e maturidade já eram evidentes e sua passagem pela Escola foi brilhante.
Doralinas e Marias de Cecília Raiffer, no FIAC/2009 |
Depois voltei a trabalhar com Susan rapidinho, no FIAC onde apresentei Doralinas e Marias de Cecília Raiffer e ali o que mais me chamou a atenção foi sua capacidade de manter a calma, de ser gentil e generosa num meio onde se entenderia até um pouco mais de ânimos exaltados - a gente sabe com o é produção de Festival. Mas, ela falava com cada um de nós, olhava no olho, perguntava o que precisávamos e era sempre muito sincera.
Sei que Susan está metida com boa parte da produção teatral em nosso estado e fora dele, pois se eu não estou errada ela tem viajado Bahia afora com espetáculos diversos.
Sei que ela se envolve, mas não perde tempo com a parte vil das discussões pífias e arrogantes sobre o teatro baiano, com birras e provocações a respeito de políticas públicas em nosso estado, com isso ou com aquilo que alimenta discussões monótonas e improdutivas sobre o nosso universo teatral.
Susan opta, pelo que vejo, pelo argumento mais contundente e imbatível: O FAZER. Entre em qualquer post ou blog ou sei lá o que onde se digladiam titãs do teatro baiano. Não se encontrará um 'senão' sobre seu trabalho. Agora, entre em sites de divulgação, compre jornais, assista à TV, ou melhor, vá ao teatro. Lá, em vários palcos, você com certeza encontrará seu nome vinculado à produção. Se existe algo mais nobre e digno em relação ao fazer artístico, eu realmente desconheço.
Parabéns Susan, pelo MUST, pelo FIAC, por todas as peças que você vem produzindo e dirigindo.
Parabéns pelo seu comprometimento e talento. Você é parte fundamental do teatro baiano.
Evoé, Susan Kalik!!!!
ALGUMAS DAS PRODUÇÕES ONDE SUSAN METEU A MÃO: |
Mostra Universitária de Salvador |
Namíbia, Não! |
Shirê Obá - A Festa do Rei |
Meu nome é Mentira |
Além de talentosa diretora (afinal, Pluft, o fantasminha, seu espetáculo de formatura, foi fantástico!) Susan é a uma produtora incrível. Ela trata a todos com a mesma atenção e respeito - desde um grande diretor ao público sem ingresso na fila de espera.
ResponderExcluirPessoas assim precisam ser reconhecidas!
Lindo, querido. Tem toda razão.
ExcluirEstamos muito felizes com a produção de Susan do "Siré Obá". Competente e amiga. Susan é merecedora de muito mais e que possamos realizar sempre projetos juntos.
ResponderExcluirSusan é uma artista comprometida com o que faz, ela é ponta de lança, estamos juntas trabalhando desde a faculdade, tenho orgulho de conhecê-la e junto dividir os palcos dessa cidade. Fizemos Ogum, agora em Siré o NATA agradece a competência dessa lutadora. Vc Susan é ponta de lança! Laroyê!!!! Fernanda Júlia
ResponderExcluirFaltou Torre de Babel... A produção desse projeto como um todo foi excelente!
ResponderExcluirParabéns
e Bonita homenagem
Marta Brasil
Sim, Marta, super! Na verdade foram citações breves do que eu lembrei de cabeça. Ela arrasa e é muito!
Excluir