terça-feira, 6 de março de 2012

60 e ASSISTE: Uma Hora de Puro Teatro

Eita blog abandonado, meu Deus. Mas é que é muito filho pra criar. Dedicação total ao curso de Licenciatura em Artes com Formação em Teatro e Dança, na UESB Jequié.

E é de lá que vêm as novidades para o artista espectador, seguidor deste blog.

No dia 28 de Fevereiro, estreamos um projeto inspirado no ATO DE 4 da Escola de Teatro da UFBA ( nossa irmã). É o 60 E ASSISTE, uma Hora de Puro Teatro.

60 e assiste: uma hora de puro teatro

Neste projeto, que começa como resultado prático de disciplinas do 2º semestre, onde misturam-se estudantes de dança e de teatro, mas que pretende ser um projeto contínuo, cinco cenas curtas são apresentadas todas as terças às 19h no Auditório Administrativo (que precisa ser rebatizado) do Campus Jequié.

Gente, e que alegria foi acompanhar estes meninos produzindo tanta beleza!!!

As cenas foram criadas a partir de um jogo com texto escrito. O texto foi O Tio Vânia de Anton Tcheckov. Foi distribuído para toda a turma, o mesmo fragmento do texto, numa versão completamente sem pontuação. As palavras seguidas umas das outras, perdiam completamente o sentido em si. Estávamos trabalhando aí a noção de paradigma e sintagma. Todos de posse do mesmo original, passaram a construir diferentes cenas.

O resultado cênico foi apresentado uma primeira vez, no pátio. Em seguida foram feitas leituras da turma sobre as cenas assistidas e a intevenção da professora (eu). E como é difícil a gente se livrar do horizonte realista impregnado em nós pela hegemonia da telenovela. E como é difícil aceitar que gesto é discurso, que cor é sentimento, que silêncio é frase!

Depois disso, partimos para as noções de signos teatrais. Também trabalhamos com o estudo da linguagem corporal a partir de Peter Weil e Ronald Tapakow, com a obra O CORPO FALA. Estudamos a relação das partes do corpo e seus discursos:

CABEÇA - ÁGUIA - MENTE/INTELECTO
TÓRAX - LEÃO - SENTIMENTO
QUADRIL - BOI - INSTINTO

A partir destes e de outros estudos teórico-práticos, os grupos voltaram ao trabalho e refizeram suas cenas, incremetaram suas dramaturgias, reconstruíram seus personagens.

Os resultados estãos sendo apresentados neste projeto. Nele, sinto-me plena como pessoa, professora, artista e plateia.

Vejo a beleza de artistas iniciantes que confiam na minha orientação e se atiram precipício abaixo, sem medo do que tem lá embaixo esperando por eles. Loucos!!! Mal sabem eles que eu também não sei de nada!

Vejo a beleza de olhinhos brilhando no palco e no público. Vejo um grupo de estudantes mobilizados pela produção artística na criação de um evento transformador que mexe com toda a faculdade.

Vi uma plateia lotada de gente que eu não imaginei que viria ver o nosso trabalho tão despretensioso. Vi as cadeiras lotadas em poucos minutos e gente se espalhando pelo chão.
Vi crianças de um grupo de teatro de uma das estudantes do curso, correndo, chegando na portacom seus olhinhos infatis e famintos perguntando à queima roupa: "O TEATRO É AQUI?"
Com muito prazer, respondi: "SIM, MEU AMOR, O TEATRO É AQUI!"

Vi o grupo se ajudando e se revezando nas funções técnicas, de contra-regragem, produção, divulgação.

Enfim, vi tudo aquilo que a arte é capaz de nos mostrar: um povo realizado. Uma alegria profunda por se entender como gente.
Gente criativa gozando do direito de ser livre e desobediente.

Vi a transgressão criando novas realidades.
E vi, ao fim da noite, no espelho do banheiro, uma professora feliz.

Vejam vocês também, fragmentos desse momento:

FOTOS: Aroldo Fernandes

Chamada do público no pátio

Respeitável Público

Joadson Prado e Luanna Azevedo em DUO HOSPÍCIO

Joadson Prado

Joadson Prado

Luanna Azevedo

Mais plateia

Mylena Edna, Mabel Almeida e Ana Barroso em ANESTESIA

Ana Barroso

Ana Barroso e Mabel Almeida

Mabel Almeida e Mylena Edna

Silvana Souza e Eliana Santos em ESTÃO CHEGANDO OS CAVALOS

Silvana Souza, Eliana Santos e Gecy Melo

Vicente de Paulo em CAESTOU

Vicente de Paulo e Caio Braga

Caio Braga e Flávia Sanctos

Solange Souza em PAU PEDRA

Everton Paixão, Solange Souza e Gil Rufino


Grupo de estudantes ao final das apresentações

Hoje tem mais. Com cenas novas, estudantes estreando. Até o final do Mês teremos ainda as cenas PRECIPÍCIO, SEGREDOS e VOCÊ ESTÁ FALANDO GREGO, PROFESSORA? esta última resultado da disciplina optativa FUNDAMENTOS DO TEATRO GREGO, também ministrada por mim.

A alegria é sempre muito grande e fundamenta-se (já que estamos falando tanto de fundamentos) na certeza de que se há alguma prática que pode servir de modelo e inspiração para a educação no terceiro milênio, uma educação que faça sentido e da qual o estudante se sinta de fato participante, esta prática é a experiência estética. Afinal, o que nos configura como raça é essa capacidade criadora de que tanto nos fala Fayga Ostrower, este nosso potencial criativo que nos transforma e ao mesmo tempo nos configura.

EVOÉ, JEQUIÉ!!!


.

4 comentários:

  1. Queridíssima,

    Se seu rosto de felicidade apareceu no espelho, meu sorriso de crença, esperança e tudo mais que diz respeito ao sabor de viver, acreditando que maravilhas acontecem, sim, e a vida pode ser mais plena de transformações positivas, está penduradinho em meu rosto, desde que li este seu lindo texto. Merci.

    Um forte abraço e um grande beijo,
    Sarah

    ResponderExcluir
  2. Oh, Sarinha, linda seguidora minha. Sempre bom ler suas palavras. Por falar nisso, quede Réginaldo? Obrigada, querida, pela cumplicidade.

    ResponderExcluir
  3. Só consigo me emocionar ao ler este texto...
    Que sensível, que delicado, que prazer ter a oportunidade de está sendo orientado, dirigido (ou sei lá o quê) por você Drica (rsrsrs).
    Foi lindo passar por esta experiência contigo do nosso lado, confiamos em você e você confiou em nós.
    Um muito obrigado, e que venha parcerias iguais e melhores que essa...

    Foi um prazer ter vivido essa loucura!

    Um beijo pra ti!!!

    ResponderExcluir