segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DE SOLAVANCOS E DE MARÉS... assim caminha a humanidade

Quero agradecer aos novos leitores do blog. Bem vindos a esta casa.

Lamento pelo anonimato dos comentários, na grande maioria, mas isso não me incomoda.

Também não me incomodam as críticas, nem tampouco os palavrões.Quem se expõe publicamente está sujeito a isso. Sei disso como atriz, como professora, como trabalhadora em atividades como esta: ser jurada num Festival.

Apesar de eu ter pedido um pouco de afeto, meu pedido não foi aceito, tudo bem, este não é meu primeiro pedido não aceito na minha vida.

Acho que o record total e absoluto (que eu de fato jamais esperaria num post meu) de comentários revela a importância do espaço para manifestações. Mas o anonimato e a repetição dos argumentos vazios mostram que é preciso qualificar o debate.

Beleza.

Mas também não vou posar de boa e dizer que tá tudo bem. Um pouco de clareza e maturidade bastam pra reconhecer que há algo estranho no ar.

Poderia responder um a um os comentários que merecem resposta, mas acho que não devo fazê-lo aqui por motivos óbvios. Acho que podemos debater o tema, os conceitos, as trajetórias, o que Conquista é, pensa ser e quer ser. Apesar de mais de 100 comentários tenho a impressão de que eles representam o pensamento de uma ou duas  dezenas de pessoas. Imagino que há pessoas que pensam de outra forma, porque senão não teríamos tido a diversidade que tivemos em cena. O que falta, talvez, seja um fórum onde possamos debater questões de ordem estética, política, enfim.

Agora me permitam um desabafo. Quem se arvora a dizer isso e aquilo do festival, da organização, do corpo de jurados, parece se auto conferir um título de dono da verdade e senhor absoluto que tudo sabe, que tudo vê. Faz o triste papel de, em frases de efeito e numa avalanche de zombaria, se eleger como a grande pessoa que entende do verdadeiro e puro teatro. Que pena! Espero que esses donos da verdade, sem a menor auto-crítica, sem o menor senso de diversidade não empalideçam o cenário teatral local, que é muito maior do que um, dois, três ou quatro esbravejadores que por não terem argumentos gritam tanto e tão alto, dialogando apenas consigo mesmo, com aquilo que já estabeleceu como certo e que quer atochar como verdade para todo o resto. Entendo a existência dessas figuras. Elas fazem parte da história de algum modo. E sim, eu deixarei todo e qualquer comentário aqui, desde o mais infame até o mais discreto. Ficará como registro histórico do bem que o evento em questão fez e de como Conquista terá caminhado em sua trajetória teatral.

Acredito que o Festival foi e continuará sendo um sucesso. Festival bom é Festival polêmico!

Parabenizo mais uma vez a todos os participantes. Adoraria ter um espaço onde pudesse falar dos nossos debates, dos nossos critérios de avaliação, das nossas leituras estéticas. Onde pudéssemos dialogar de forma madura sobre nossas experiências, nossas trajetórias, nossos quereres, nossos olhares. Qual cidade não ganha com esse diálogo? Qual cidade não ganha ao deixar de brigar pelo que é certo ou errado e decidir abrir espaço para todos? Qual teatro não ganha com a diversidade? Estamos caminhando para a qualificação do debate e isso, de alguma forma começa também no espaço aberto onde se diz o que quer, não se assina nada, não se compromete com aquilo que deveria ser seu conceito. Até isso faz parte e fiquem tranquilos, vocês em nada afetaram, mexeram ou desestabilizaram aquilo que sou como atriz, pesquisadora, blogueira, professora.

É um prazer contribuir para o debate.

Drica




30 comentários:

  1. Adriana, eu acho que as únicas pessoas "que pensam de outra forma" foram os classificados. Infelizmente foi notável a decepção do público, da classe artística e também da organização do evento. Na sua saída você deve ter observado tudo isso, o próprio João Omar deixou claro que sua participação e das demais juradas contribuiu para repensar o festival e em nenhum momento elogiou diretamente sua atuação. Até alguns premiados se mostraram insatisfeitos. O que realmente não entendo é como a opinião de pessoas tão conhecedoras do tema possa divergir tanto do opinião do público. Att.

    ResponderExcluir
  2. Vazios são os seus comentários! sua vaca!

    ResponderExcluir
  3. dezenas não! 99% voltaram para casa insatisfeitos!!

    ResponderExcluir
  4. OSSOSSOSSO foi um vídeo, fala sério... suas escolhas foram absolutamente vazias. Queridinhas vocês não estavam na semana de arte moderna. ;)

    ResponderExcluir
  5. e aí, ja gastou o seu cachezinho de jurada??

    ResponderExcluir
  6. pelo menos esse blogzinho de merda ta ficando famoso! KSOPAKSAOPSKAOPSKAOPKSAOPSKAPOKSAOPKSAOPKSAOPKSAOSKAOPKSAOPKAOPKSAOPKSPOA

    ResponderExcluir
  7. deve ser pq vocês são deusas perto do voto popular, neah?!

    ResponderExcluir
  8. infelizmente só a senhora tem esse mecanismo de contato conosco. gostaria de dizer as outras senhoras como achei triste a escolha das premiações.

    ResponderExcluir
  9. ‎"Este ano infelizmente não deu para levar premiação no Cenas Curtas, mas já estou ensaiando a peça do ano que vem: vou preparar um miojo em cena durante 20 minutos... será super experimental!" Isaura postou isso no face dela melhor crítica impossível... HHEUAHEAUEAHUEHAUEH

    ResponderExcluir
  10. "Festival bom é Festival polêmico!" Foi esse o seu critério? Fazer polêmica? Isso só evidencia sua avaliação medíocre.

    ResponderExcluir
  11. "Se a senhora fizer uma pesquisa apurada vai encontrar varias daquelas caixas e bolas de soprar em jogral de igreja. Não desmerecendo. Mas para mim teatro é ator em cena, podemos experimentar? Claro. Mas que seja uma experimental decente, algo coeso, pensante. Se os primeiros espetaculos foi mais do mesmo, então os outros também, basta perceber a pobre criação copiada que vem dali." Esse comentário foi mais verdadeiro do que qualquer argumentação dos seus dois textos.

    ResponderExcluir
  12. "Que pena! Espero que esses donos da verdade, sem a menor auto-crítica, sem o menor senso de diversidade não empalideçam o cenário teatral local" Você estava se referindo à Nehle Franke, à Cibele de Sá e a si própria dona Adriana? Porque o que se viu foi uma preferência descarada pelo teatro não-falado. Sua ridícula... vai aprender técnicas de argumentação.

    ResponderExcluir
  13. Como Conquistense, vc deveria sentir-se envergonhada de vir aqui e dar uma cagada dessas!

    ResponderExcluir
  14. Deviam se sentir envergonhadas pelos resultados. Roram terríveis.

    ResponderExcluir
  15. Crianças revoltadas e re (sentidas), amadurecerão, tomara!!

    ResponderExcluir
  16. Se perguntar quem descubriu o Brasil, certamente dirão que foi Pedro Alvares Cabral. São os anônimos ou os hormônios? Voz sem cérebro não adianta, queridos heróis do anonimato... Estudem um pouco, comecem alí pela dispensa, um dia durmirão conosco na cama de casal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem cérebro, jura?! eh que com essa peruca feia, nem da pra ver!!!

      Excluir
    2. Quanta prepotência! Viu o que a senhora e aquelas outras duas fizeram Adriana? Se quiser pode levar pra Jequié todos eles, só deixa a Shirley Pinto, pq o resto? KKKKK

      Excluir
  17. Ainda bem que as peças não serão apresentadas no natal da cidade como no ano passado, até pq ninguém iria ver três lixos daquele.

    ResponderExcluir
  18. Ah, vá tomar no cuzinho você também, Rodrigo Freire, viadinho cabelo de bombril. Aposto que você olhou no wikipédia quem "descubriu" (com u? ou seria COLONIZOU o Brasil?) o Brasil foi foi a sua pica!
    Tenho certeza que você está envergonhado de pegar esse titulozinho de merda porque sabe que teve uma performance de bosta. Mas R$ 1.000,00 vai dar uma moedinha pra cada um do seu grupo enfiar bem gostoso no ânus. Vai estudar você, drogadinho de merda e aprender a fazer teatro de verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véi, mal ae mas descobriu é com "u" mesmo heheheh Acho que os caras não têm culpa, vai ver eles só queria mostrar sua arte reacionária (ou então tenha uma má fé envolvida), mas prefiro não julgar... Mas uma coisa eu digo todo mundo achou um bela porcaria os prêmios ganhados.

      Excluir
  19. FOI OSSOSSOSSOSSOSSOSSOSSOSSOSSOSSOSSOSSO ESSE RESULTADO, HEIN?

    ResponderExcluir
  20. rodrigo freire diz é que ator?????????????????????????????????? aooonde? só se for dentro de um brega fazendo poli-dance!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que foi aquela briga com ele e dani? como dani se prestou aquilo? o que me chocou de verdade não foi a apresentação, que pra mim foi mais que insossa, o que me chocou foram algumas pessoas se propuserem a participar de uma coisa tão ridícula como aquela.

      Excluir
  21. Parabéns Drica! Você mostrou que mais importante que a opinião do público espectador é a sua opinião técnica de quem faz teatro. O que o público quer é mais do mesmo e a gente tem mais é que premiar coisas diferentes... osssossosso foi bem diferente mesmo, só nao entendi direito, mas a do primeiro lugar foi boa, mas eu acho q lua era bom tb, tinha uns poemas bem bonitos e umas coisas legais, me fez lembrar minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua foi liiindo, adorei! Eu pensei que ia ser só proza, essas coisas regionais às vezes enche muito o saco, mas foi massa... aqueles fantoches, os atores e os efeitos foram massa...

      Excluir
    2. é foda viu? achei ato único massa so que lua era mais criativo. ai vem essas doidas e o primeiro lugar pra uma cópia, tinha um menino que sabia o título do video vou perguntar pra ele... quem sabe cancelamos o festival por plágio ne? :D

      Excluir
  22. porra nenhuma moço, elas gostam de lixos como essas merdas sem texto e sem noção, não tem como fazer nada a nao ser nao chamar mais essas vacas que nao sabem de nada pra poder julgar alguma coisa.

    ResponderExcluir