quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Priscila está esperando na sala!", Solo Coreográfico de Hugo Leonardo.


Não é Priscila rainha do deserto! É Priscila aprisionada num agora!

Por Poliana Bicalho



Palco na penumbra e alguns elementos dispostos na cena: duas cadeiras, uma toalha branca, um balde, um aparelho de som, um enorme colar de pérolas. Um bailarino entra em cena, com o dorso nu trajando uma calça social clara, tocando numa flauta "tahí... eu fiz tudo pra vc gostar de mim...".  Assim, Priscila melancólica e irônica nos espera na sala...
O cheiro de vinho exala no recinto e lambuza o corpo do interprete que numa sutileza marcada pela angústia, nos revela uma face íntima da solidão embalada por trilhas sonoras, até alcançar o ápice com a canção "Fever" do Elvis Presley, onde Priscila finalmente se transmuta em seu longo preto, sóbrio e sensual.
A dança proposta, é uma dança orgânica que vai além do rigor dos passos coreográficos, existe uma nuance do brincar na composição dessa  persona, que cheia de fardos inusitadamente coloca fotos de amores nos microondas e deixa que as ondas eletromagnéticas os explodam. Existe uma passionalidade na cena, um ser mulher que entre agulhas de tricô e pipoca de microondas compõe o colar de pérolas de forma ritmada, tendo como fundo musical um fado. A cena ainda é marcada por um tempo inquisidor, uma bomba relógio esperando o momento certo de um inevitável desfalecimento da vida.
O trabalho de cerca de 50 min do bailarino Hugo Leonardo (http://emcomtato.blogspot.com/)  nos convida a um espetáculo de dança que vai além de uma movimentação coordenada ou mesmo de uma movimentação completamente aberta, que a meu ver, ao invés de possibilitar múltiplas leituras do espectador, o conduz a uma nebulosidade sem fim. O trabalho apresentado é maduro, conciso e precioso por beber na fonte da palhaçaria e da arte da interpretação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário